Domingo, 13 de Maio de 2012

Dificuldade – Fácil a Moderada

Carta Topográfica – 155

Ficheiro GPX – olhar aqui

Para plataformas móveis olhar fotos aqui

Descrição

Objectivo, percorrer o PR2 – Caminhos do Vale do Urtigosa.

O PR2–Caminhos do Vale do Urtigosa (ver folheto) é um percurso circular de pequena rota, homologado e marcado nos dois sentidos.

Com início junto à Igreja Matriz de Rossas o percurso segue em direcção ao lugar de Torneiro por uma estrada em empedrado. Pelo meio passa por uma ponte sobre o rio Urtigosa e seguidamente outra pela ribeira de Escaiba.

Ao passar por Torneiro o percurso entra num estradão florestal em ligeira subida, cerca de 1km adiante irá sair deste e entrar num carreiro paralelo ao que já parece ter sido uma levada há muito deixada ao abandono. Este carreiro que segue a curva de nível, irá levá-lo até às quedas de água da ribeira de Escaiba que, mais à frente terá de atravessar. A travessia far-se-á pelo seu próprio leito pelo que prepare-se para molhar o calçado se o caudal da ribeira for considerável. Entretanto aproveite para apreciar o arvoredo aí existente.

Após a passagem da ribeira o percurso continua por um trilho, em moderada subida quase perpendicular às curvas de nível, que entretanto passa a caminho agrícola e o levará até um campo com oliveiras. Daqui o caminho segue ao longo da curva de nível, ladeado por campos agrícolas e em certas zonas coberto por ramadas de vinha. Irá chegar a uma estrada principal alcatroada junto a uma capela, está no lugar da Póvoa.

Entrando na estrada principal à esquerda, poucos metros à frente sai desta e segue por um caminho de aldeia novamente à esquerda até encontrar de novo a estrada principal. É durante este caminho que avistará o olhar sublime do dia, a vista sobre a aldeia de Souto Redondo com os seus campos de cultivo e as encostas da freita ao fundo a dominarem a paisagem.

Agora segue à esquerda pela estrada principal cerca de 300m, até encontrar um caminho lajeado à esquerda que o levará, rodeado de campos de cultivo, à aldeia de Souto Redondo. A partir de agora o PR2 é comum com a GR28. Repare nos sulcos existentes nas pedras deste caminho, fruto de muitas passagens dos rodados dos carros de bois.

Atravessando a aldeia pelas suas ruelas em direcção a norte, irá dar a um cruzamento com um cruzeiro, aí toma a direcção da estrada do centro. Cerca de 300m à frente e após passar a escola primária abandonada à sua direita, siga por um caminho florestal à esquerda.

Este caminho irá desembocar numa estrada de alcatrão em que o percurso PR2 se separa da GR28 seguindo pela esquerda. No cruzamento seguinte pela direita e uns metros à frente novamente pela direita, saindo da estrada de alcatrão e entrando num caminho em empedrado que da acesso a uma casa e junto desta segue por um caminho florestal à esquerda. Este caminho irá conduzi-lo até à aldeia de Lourosa de Matos. Atravessa a aldeia e entra na estrada principal pela direita para 100m à frente sair desta e entrar num carreiro à esquerda, pelas traseiras de uma casa, que o levará até ao rio Urtigosa.

O atravessamento do rio faz-se por uma ponte de pedra em arco que por estar coberta de vegetação quase que passa despercebida, não fosse o barulho das águas do rio não se dava conta dela. Não saia do trilho pois esta ponte não tem protecção lateral.

Seguindo o caminho de terra, irá poucos metros à frente, notar a presença de uma levada à sua esquerda, esta agora em funcionamento, que pouco depois a irá atravessar e acompanhar quase até ao lugar de Cavada. Pelo meio poderá observar todo o vale do Urtigosa e no cimo da encosta oposta àquela em que se encontra o lugar de Póvoa por onde passou anteriormente.

Seguirá paralelo à levada, que serve para levar água para regadio dos campos de cultivo, até encontrar uma estrada de alcatrão. Segue por esta em frente ainda com a levada na berma direita cerca de 100m para junto a uma casa seguir pela esquerda e logo de seguida pela direita. Acaba de chegar ao lugar de Cavada.

Atravessa o lugarejo e deixando-o para trás, em direcção a poente por uma estrada de alcatrão, estará a cerca de 250m da igreja onde iniciou o percurso.

Olhares Positivos

- riqueza arbórea presente em todo o percurso destacando-se o pinheiro, eucalipto, carvalho, castanheiro, amieiro, choupo, oliveira e cerejeira;

- quotidiano das aldeias;

- riqueza paisagística.

Olhares Negativos (menos positivos)

- a falta de limpeza da vegetação na descida desde Lourosa de Matos até ao rio Urtigosa. A mesma não deixa avistar o rio e a própria ponte.

Observações

- o percurso não apresenta qualquer tipo de dificuldade sendo classificado como fácil, a referência a moderado deve-se ao ascendente inicial;

- 80% do percurso é realizado à sombra pelo que é de aconselhar a sua realização mesmo em dias de forte calor;

- aconselha-se a realização do percurso em diferentes estações do ano já que a existência de várias espécies de árvores de folha caduca e campos de cultivo com várias culturas, certamente originará olhares totalmente diferentes.

publicado por olharessublimes às 19:37

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.