Partida e Chegada – Felgueira
Extensão – 4,8 Km
Duração – 1h 20min
Dificuldade – Fácil
Carta Topográfica – 165
Ficheiro GPX – olhar aqui
Para plataformas móveis olhar fotos aqui.
Descrição
Varandas de Felgueira, PR1 (ver folheto), é um percurso de pequena rota, homologado e marcado nos dois sentidos.
O percurso desenvolve-se por caminhos tradicionais e florestais que não apresentam qualquer dificuldade salvo um ascendente moderado após passagem por Carvalhal do Chão em que os caminhos apresentam alguma pedra solta.
Realizado no sentido horário, o percurso iniciou-se junto ao campo de futebol da aldeia de Felgueira. Seguindo em direcção à aldeia de Felgueira, entra na estrada principal de alcatrão passando pela capela de S. Tiago.
No centro da aldeia de Felgueira toma a estrada de alcatrão à esquerda para cerca de 150m à frente seguir pela direita entrando no núcleo habitacional antigo percorrendo-o pelas suas ruelas estreitas.
Saindo da aldeia entra numa zona de campos agrícolas, por caminhos de terra batida, até encontrar uma estrada de alcatrão.
Seguindo pela direita, nesta estrada em direcção a Carvalhal do Chão por cerca de 200m, chega-se de novo à estrada principal para a atravessar e entrar num caminho florestal à direita que o levará até ao ponto mais elevado do percurso.
A subida é feita por caminhos florestais com alguma pedra solta e a parte do final da subida é feita com o caminho ladeado por muros de pedra.
Durante a subida aproveite para fazer algumas paragens e observar as vistas a nascente e sul, talvez encontre o seu olhar sublime, onde a vista em dias de céu limpo alcança ao longe a serra da Estrela e Caramulo bem como o complexo industrial de Oliveira de Frades no topo de uma cumeada. Mais perto, no fundo do vale, destaca-se a aldeia de Cabrum com a sua capela a dominar e a serra da Freita com o Alto da Castanheira com as suas antenas em destaque.
A inclinação do caminho começa a suavizar e chega a um estradão donde deve seguir à direita em direcção ao ponto inicial do percurso.
Pelo meio olhe para norte e tente descobrir a Frecha da Mizarela ao longe, se for em alturas de chuva o seu avistamento é facilitado pela quantidade de água que por ela se precipita.
Olhares Positivos
- quotidiano das aldeias;
- riqueza paisagística.
Olhares Negativos (menos positivos)
- local atravessado por várias linhas de alta tensão.
Observações
- devido à pouca extensão deste percurso o mesmo foi realizado no mesmo dia da realização do PR3 – Na Vereda do Pastor (olhar aqui), já que Felgueira é a primeira aldeia a seguir a Côvo quem desce a Freita em direcção a Vale de Cambra;
- é sempre uma boa opção para uma caminhada domingueira ligeira.
mosteiro nossa senhora assunção